TÉCNICA MEISNER


"Quero que você encontre em si mesmo
aquele elemento que pertence à você
e a mais ninguém, que é estimulante
para você e para mais ninguém."
Sanford Meisner
Sanford Meisner, americano de origem judaico húngara nasceu em 1905, criador da Técnica
Meisner, uma das três técnicas americanas de atuação usada por vários atores de diferentes gerações, um dos grandes professores que fundou a escola americana ao lado de Stella Adler e Lee Strasberg. Foi um dos integrantes fundadores do Group Theater, a maior e mais importante Companhia de Teatro que os Estados Unidos tiveram. Foi um dos primeiros professores do Actors Studio, fundado em 1947 por Elia Kazan e Robert Lewis. Diretor do programa de atuação da Neighborhood Playhouse em Nova Iorque de 1935 até 1990 onde desenvolveu sua pesquisa e criou a sua abordagem de atuação conhecida hoje como Técnica Meisner. Morreu em 1997.
“Quando mestres atuam, o trabalho deles torna-se invisível. A arte deles torna-se sem arte. A atuação real nunca pode ser identificada porque não pode ser diferenciada da vida real. Por esse e outros motivos, a arte da atuação é misteriosa.”
William Esper
Sendo umas das Técnicas de atuação mais estudadas nos Estados Unidos e em Hollywood há mais de 80 anos, a Técnica Meisner é conhecida como a Técnica das 'pessoas reais' e da 'não atuação' e é um treinamento constituído por um passo-a-passo de exercícios que visa desenvolver a presença do ator, sua disponibilidade e capacidade de escuta, para propiciar uma vida verdadeira em cena. Meisner ensinou seus alunos a confiar em sua humanidade. Segundo ele, o ator deve abrir o seu coração para o que está acontecendo ao seu redor e viver honestamente. Seus alunos alcançaram um sucesso notável, ganhando dezenas de prêmios, incluindo 37 indicações ao Oscar.
Meisner desenvolveu uma série de exercícios que ajudam o ator a focar sua atenção e fazer uso do seu parceiro de cena, pois ele acreditava que a atuação mais verdadeira e espontânea acontecia quando o ator estava respondendo à outra pessoa de um momento imprevisto para o seguinte, portanto, em sua abordagem, o outro se torna a pessoa mais importante da cena. Ele sempre procurou a maneira mais simples e direta de aprender a atuar e essa abordagem ajuda a despertar a imaginação do ator e abrir o seu coração. Em vista disso, os alunos trabalham com uma série de exercícios que os ajudam a construir uma base sólida de habilidades de atuação e aumentam a confiança dos atores à medida que dominam cada etapa do processo. Portanto, progressivamente os exercícios tornam-se mais complexos: primeiramente desenvolve-se a capacidade de improvisar a partir da repetição, que faz o ator conectar-se verdadeiramente consigo mesmo e com o outro; como consequência, uma vida emocional é gerada e, finalmente a espontaneidade do improviso e da riqueza da resposta pessoal é trazida ao trabalho com o texto.
O foco é fazer o ator "sair da sua cabeça" de forma que se comporte instintivamente, seguindo seus verdadeiros impulsos, proporcionando assim, comportamentos humanos verdadeiros e autênticos.
Na Técnica Meisner, o foco está no outro ator, pois nossos parceiros são o nosso combustível em cena, e por isso, precisamos estar abertos e receptivos a eles o tempo todo, nos deixando afetar. Quanto mais você trabalhar com o outro, mais você estará vivendo no momento presente e o agora é a chave para a vida em cena.
Atuar é estar plenamente vivo, ser plenamente autêntico, ser a expressão completa da maior verdade. A atuação tem que ser exatamente agora. A Técnica Meisner propõe que o ator viva o que realmente está acontecendo, nem mais nem menos! Que ele seja sempre sincero consigo mesmo e com o outro, nunca queremos forçar mais do que está acontecendo, porque isso seria mentira e jamais mentimos ou forjamos segunda a Técnica Meisner, cujo estilo de atuação é a vida e a verdade em cena, oposto ao fingimento e a demonstração tão comumente praticados.
Outra grande diferença da Técnica Meisner além do foco estar no outro, é trabalhar com a imaginação ao invés de trabalhar com a memória emotiva. Primeiramente, porque a imaginação é ilimitada enquanto a memória não é. Além disso, a imaginação é criada a partir de elementos do momento presente, onde é fundamental que o ator esteja para uma atuação verdadeira, enquanto a memória emotiva leva o ator para o passado. A imaginação é ainda considerada mais saudável para o ator, uma vez que lembrar-se constantemente de algo do passado como fonte de estímulo pode causar sofrimento. E ao utilizar longamente uma memória como estímulo, ela pode se desgastar e não causar mais o efeito desejado.
"O texto é como uma canoa. E o rio por onde ela navega são as emoções. O texto flutua no rio. Tudo depende do fluxo do rio que são as suas emoções. Primeiro construa a canoa e depois coloque-a no rio."
Sanford Meisner
Por isso também que a Técnica Meisner jamais trabalha com a expectativa de obter um ‘resultado emocional’ e sim com ‘viver verdadeiramente sob circunstâncias imaginárias’, pois fazendo isso, o ator pode ter inúmeras e variadas reações surpreendentes para determinada circunstância, proporcionando uma atuação autêntica e única; visto que muitas vezes, por causa de uma ideia pré-concebida de como um ser humano se comportaria mediante determinada situação, caímos nos ‘clichês’ e estereótipos. A fé cênica não se trata de acreditar e sim de aceitar! Aceitar plenamente a situação imaginária e vivê-la como se ela fosse verdadeira.
É quando você torna o significado dessa situação imaginária extremamente pessoal e
significativo para você, que você é capaz de aceitá-la e vivê-la como se ela fosse real. Gerando uma atuação orgânica e verdadeira, repleta de nuances que dão vida, humanidade e camadas de profundidade às personagens, às cenas, às relações.